:: Home Page
  :: Roteiros Fluviais
  :: Congresso
  :: Temas
  :: Apoio
  :: Negócios

  :: Leis Ambientais

  :: Quem Somos
  :: Fale Conosco
  :: Cidadania
 

================================================

ORIGEM DO NOME "RIO DO PRATA"

Por volta de 1.524, tripulantes da expedição de Juan Díaz de Solís encontraram na região indígenas que lhe deram de presente objetos de prata, de onde originou-se a lenda da existência de uma montanha de prata a qual denominaram "Sierra del Plata". A partir dessa data os portugueses chamaram ao Rio de Solís, Rio de La Plata. Desde 1.860, o nome de república Argentina (do latim - "argentum" - que significa "prata") é a denominação oficial do país.

O RIO PARANÁ nasce da confluência dos Rios Paranaíba e Rio Grande, no Sul de Minas Gerais e é omais importante do sistema hidrográfico da Bacia do Prata devido a magnitude de sua vazão: 43.000m3 por segundo, em Posadas - AR. Sua área tributária e o comprimento de seu curso é de 3.740km.

A supefície da sua bacia é de 1.510.000 Km2, sem contar a sub-bacia do Rio Paraguai. Todo o Rio Paraná superior se encontra em território brasileiro, passando a ser limite entre o Brasil e o Paraguai até a sua confluência com o Rio Iguaçu, em Foz do Iguaçu e finalmente encontrando-se com o Rio Paraguai em território argentino.

Quando se une com o Rio Paraguai o seu declive é muito leve, 0,36Km até a sua foz. Sua largura vai diminuindo de 4.200m em frente a Corrientes e a 2.000m em Rosário. A sua foz em forma de delta, com numerosos braços, se inicia a 320Km da sua desembocadura. Sua largura varia de 18 a 61Km, cobrindo uma área de 14.100Km2.

 
 
 
 
 
 
Patrocinio
Estado de Santa Catarina
www.sdm.sc.gov.br
 
 
Grupo QUELUZ
Consultoria e Eventos
 
:: Saiba Mais ::
:: Voltar ::