ECLUSAS

São instalações para transposição de embarcações entre dois níveis diferentes constituídas basicamente por uma câmara suficientemente espaçosa para conter uma ou várias embarcações, tendo nas suas extremidades frontais portas para encher ou esvaziar a água no inteior da câmara onde as embarcações poderão ser elevadas, ou descidas, verticalmente, de um para outro nível. As formas das eclusas remotos períodos centenários, evoluindo, paralelamente ao desenvolvimento da tecnologia da construção naval. Quando a capacidade de tráfego precisa ser ampliada é possível construir uma eclusa junto á outra, formando eclusas duplas, tendo a vantagem de ter uma de reserva para evitar a interrupção da navegação.
Os acessos às eclusas, à montante, poderão ser sinalizados por meio de bóias luminosas, ligadas entre si por correntes de elos de aço ancoradas no fundo dos reservatórios, rios e lagoas.
Com a construção de barragens, eclusas e escada para peixes, sem comprometer o meio ambiente, é possível tornar todos os rios navegáveis, possibilitando também a criação de peixes.